Instrutores

O INAC é agraciado por contar com uma gama de Instrutores com grau de excelência e suas áreas de atuação, veja a lista com alguns:

 

ANTÔNIO MÁRIO RATTES DE OLIVEIRA

Atuário registrado no IBA sob o nº 1.162, graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), vinte anos na previdência atuarial, financeira e de tecnologia da informação. Coordenador de atuária e Superintendente de Negócios Previdenciários do Banco do Nordeste do Brasil, gestor de benefícios e custeio e áreas de Comunicação Institucional. Elaborador de projetos técnico-atuarial. Manutenção atuarial de planos de benefícios dos Fundos de Pensão. Consultor em Atuária no MPS pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. Elaborador de modelos previdenciárias para Estados, Distrito Federal, Municípios e União, consultoria e expositor de palestras aos entes públicos nas questões previdenciárias e atuariais, contemplando. Experiência em projetos de saúde suplementar. É um dos autores do 21º volume da coleção Previdência Social, intitulado Análise Atuarial da Reforma da Previdência do Funcionalismo Público da União, editado pelo Ministério da Previdência Social.

 

JOÃO ARAÚJO MAGALHÃES FILHO

Especialista em Consultoria Geral pela Universidade Federal da Paraíba/Maranata Consultores; em Auditoria de Pessoal - pela Escola Nacional de Administração Pública -ENAP, consagrado nacionalmente, contando mais de trinta anos na área. Como instrutor foi agraciado com o conceito “ótimo”, certificado pelo ISC do Tribunal de Contas da União em Brasília-DF e por vários outros Tribunais e demais Órgãos Públicos, já tendo ministrado mais de 15.000 horas/aula em aproximadamente 500 eventos nos poderes das três esferas de governo.

 

 

VALÉRIA CORDEIRO

Instrutora reconhecida nacionalmente pelo sucesso em mais de 1000 Pregões realizados com êxito e por formar mais de 3.000 Pregoeiros, ministrando cursos e seminários sobre Licitações e Contratos, Capacitação de Pregoeiros - Pregão Presencial e Eletrônico e Registro de Preços.

Pregoeira premiada no II Congresso Brasileiro de Pregoeiros em 2007. Professora da FESMIP - Paraíba, Professora de Pós-Graduação em Gestão e Controladoria em Serviços Públicos da UNIFOA - Especialidade Técnica - Licitações e Contratos Administrativos e Gestão Pública. Pós-Graduada em Direito da Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense. Atua na área de licitações e contratos desde 1996 e como pregoeira desde 2001. Presidente da Comissão Permanente de Licitação desde 1999 e Assessora Técnica de Licitações do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Autora do Manual Prático Licitações e Contratos- Pregão Presencial e Eletrônico.

 

 

RALPH CAMPOS SIQUEIRA

Especialista em Direito Público pelo Instituto de Direito Público de Brasília – IDP e em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, co-autor do Livro Questões Polêmicas de Servidor Público (Editora Fórum), e Advogado-Geral Adjunto do Senado Federal.

 

ANTÔNIO JÚLIO FERREIRA

Formado em Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Licenciatura Plena em Matemática e Curta em Ciências. Graduação: Aperfeiçoamento em Contas Nacionais Integradas – Correntes e Financeiras, MBA em Controle Externo, e Gestão Estratégica do Conhecimento e Inteligência Empresarial. Trabalhos Realizados: comissões técnicas, de alguns concursos interno e externo do TCU na elaboração de provas de contabilidade e economia; Coordenei várias auditorias, sendo duas delas simultâneas em todo país nas seguintes áreas: licitação e contrato e meios de transporte; Participei na definição do site TCU, na elaboração de CD ROM e vídeo institucional; Elaborei o site do SISAC, Intranet da SEFIP; Participei da preparação e da elaboração de Teleconferência realizada no TCU, orientada aos senhores prefeitos municipais; Escrevi vários artigos técnicos na área de treinamento, informática e auditoria. Elaborava os textos do Presidente para a voz do Brasil, que ia ao ar todas as sextas-feiras. Vínculo de Trabalho: Tribunal de Contas da União – TCU - Função: Analista de Finanças e Controle Externo - Cargos Exercidos no TCU: Secretário da SEFIP, Secretário de Informática, Assessor do Presidente, Assessor de Ministro, Diretor de Divisão e Assessor de Secretário.

 

EUGÊNIO CESAR FONTELES CABRAL

GRADUAÇÃO EM MEDICINA, MÉDICO DO TRABALHO, MÉDICO PSIQUIATRA, PROFESSOR, EXERCEU VÁRIAS FUNÇÕES E CARGOS RELEVANTES NO SERVIÇO PÚBLICO, ENTRE ELES: CHEFE DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E CONTROLE do Departamento Geral de Perícias Médicas do Estado do Rio de Janeiro, ASSESSOR PARA ASSUNTOS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA do PAM–Rio de Janeiro, MEMBRO DA COMISSAO DE ÉTICA MÉDICA eleito para o cargo do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, COORDENADOR da Comissão Nacional de Elaboração do Manual de Perícia Medica do Ministério da Saúde, CONSELHEIRO-SUPLENTE do Conselho de Administração da GEAP, MÉDICO PSIQUIATRA e RESPONSÁVEL TÉCNICO pelo Centro de Atenção à Saúde Mental – ANANKÊ, hospital-dia de psiquiatria em Brasília – DF e COORDENADOR DA COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO SERVIDOR, da Coordenação-Geral de Recursos Humanos do Ministério da Saúde em Brasília – DF.

 

ALEXANDRE MARQUES ANDRADE LEMOS

Técnico em Contabilidade; Bacharel em Direito e Advogado; Pós-graduado em Direito Processual Civil; Professor de cursos empresariais ministrados em vários Estados brasileiros, nos seguintes temas: Gestão Tributária de Contratos e Convênios; Retenções de Tributos Federais (IR, CSL, PIS, COFINS e INSS); Retenções Previdenciárias (INSS das Empresas Terceirizadas e Pessoas Físicas Autônomas); ISS – Imposto sobre Serviços; As Retenções dos Órgãos e Empresas Federais PIS e COFINS Não-Cumulativos; Atualização em Legislação Tributária Federal. LIVROS PUBLICADOS: Co-autor da obra ISS – LEI COMPLEMENTAR 116/2003, coordenada por Ives Gandra da Silva Martins, Ed. Juruá, 2004; Co-autor da obra PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO, coordenada por Marcelo Magalhães Peixoto, Ed. Quartier Latin.

 

MALCON ROBERT LIMA GOMES

Bacharel em Direito, Professor Universitário, Especialista em Direito Previdenciário pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, de graduação e pós-graduação, servidor do TRF/1ª Região – Seção Judiciária do Piauí, onde já atuou como Diretor de Secretaria dos Juizados Especiais Federais, atualmente, ocupando o cargo de Oficial de Gabinete do Presidente da respectiva Turma Recursal, havendo, ainda, desde 2002, ministrado 7 (sete) cursos sobre Direito Previdenciário para os demais servidores. Representante Estadual do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – IBDP, com sede em Curitiba – PR. Colaborador da obra “Previdência Social nos 60 anos da Declaração de Direitos Humanos e nos 20 da Constituição Brasileira”, lançado pela Editora Juruá, durante o IV Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário, em outubro de 2008, no Rio de Janeiro, onde, também, foi palestrante.

 

JOSÉ AFONSO PIRES FERREIRA JUNIOR

Pós-Graduação em Direito Administrativo, Processo Administrativo e Direito Público; mais de vinte anos na área de recursos humanos; servidor da Justiça Federal no Distrito Federal; tendo exercido vários Cargos Comissionados de destaque e de significativa relevância no Serviço Público; Instrutor nas áreas de Regime Jurídico Único, Processo Administrativo Disciplinar, Aposentadorias, Pensões, Código de Ética e Tomada de Contas Especial ministrados para os principais Órgãos Públicos do País.

 

VÂNIA PRISCO CLETO

Especialista na área de Recursos Humanos; Coordenadora geral de Normas da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento.

Experiência profissional: Destaque como ícone nacional na instrutoria de vários eventos desta natureza em diversos órgãos da administração pública federal, estadual e municipal em todo país.

 

TÂNIA REGINA CASTELLIANO

Mestre em Lingüística pela da Universidade Federal da Paraíba - Programa de Pós-Graduação em Lingüística - PROLING. Possui graduação em Fonoaudiologia - Faculdades Integradas Estácio de Sá (1987) e graduação em Artes Plásticas pela Universidade Católica do Salvador (1983). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: oratória, comunicação, público, auto-estima e produção textual.

 

SUELY COBUCCI RIBEIRO COELHO

Mestranda em Liderança pela Unisa – Universidade de Santo Amaro-SP, Pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília, Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela UniCEUB, Especialista em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP (Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Psicodrama). Especialista em Jogos de Empresa, Extensão Universitária – Universidade de Brasília – Brasil em Questão.Educadora Empresarial, Consultora em RH, Sócio-Diretora da EIT – Equipe Integrada de Treinamento Ltda. Instrutora de várias empresas de treinamento, ministrando os cursos de A Busca da Excelência no Atendimento ao Cidadão, Desenvolvimento de Gerentes Intermediários, Mobilizando Equipes, Didática para Instrutores e Formação de Multiplicadores.

Instrutora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/DF, Paraná e Nacional) ministrando os Cursos SEBRAE/IDEAL - Atitudes e Comportamentos de um Líder de Vanguarda, Desenvolvimento Gerencial, Relações Interpessoais, Telemarketing, Técnicas de Vendas e Oratória.Atua em outras instituições em todo o Brasil.

 

RICARDO BULGARI

Administrador Público (FGV/SP); Pós-graduado Gerente de Cidades (FAAP/SP); Mestre em Administração Gerencial. Foi Secretário Municipal de Administração e Finanças, e Superintende de Autarquia de Saneamento em Amparo/SP. Secretário Municipal da Fazenda e Controlador Geral do Município de Paranaguá-PR. Examinador do Prêmio Nacional de Qualidade na Gestão Pública – PQGF. Presidente do CONFAZ-M/PR – Conselho dos Órgãos Fazendários Municipais do Paraná. Ministra cursos e treinamentos por todo o País para servidores públicos de órgãos das três esferas de governo. Consultor e Auditor tem realizado diversos trabalhos de Auditorias e Consultorias para órgãos públicos.

 

JOÃO LUIZ PÓVOA

Auditor Fiscal Licenciado da Receita Federal do Brasil - AFRFB

Especialista em RH, Tributos, Previdência Social em Regime Próprio e Geral e Controles da Administração Pública e Internos de Gestão voltados ao atendimento Fiscal.

Formação em Ciências Contábeis e com Extensão Universitária, pela Universidade de Brasília – UnB.